sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mercado Têxtil.

Bom dia meninas, 
Quase sempre quando eu falo pras pessoas que estou cursando faculdade de moda, elas me respondem: "Pra que moda? você não vai virar uma costureira?" a minha vontade é de dar um soco na cara dessa pessoa, mas ai eu lembro que se eu usar o boxe fora da academia, eu posso ser expulsa da academia, então prefiro responder com dados reais, divulgado pelo Abit (Associação das Industrias Têxteis e de Vestuário), no qual o Brasil é o 6° maior parque têxtil, o 2° principal fornecedor mundial de índigo ( cor entre o azul e o violeta), o 3°  de malha e um dos cinco maiores produtores de confecção.
Toda a cadeira produtiva soma um total de aproximadamente 30 mil empresas, e em 2006, o mercado de moda no Brasil produziu 7,2 Bilhões de peças e consumiu 1 Milhão de toneladas de têxteis. O faturamento total do setor foi de US$ 32,5 Bilhões e 1,56 milhões de empregos.



Se você tiver alguma duvida se deve ou não seguir a área de moda, se é uma área que vai te dar lucro financeiro, vou te dar mais alguns dados. Em 2006 a C&A, Renner, Riachuelo faturou US$ 35 Bilhões de vendas no mercado nacional, as Lojas Marisa faturou US$ 1 Milhão, Pernambucanas faturou US$ 0,8 Bilhão. De acordo com o levantamento do Millward Brown Optimor, em 2011, a marca Louis Vuitton vale cerca de US$ 25 bilhões. Chanel, que esta sob os cuidados de Karl Lagerfeld, vale cerca de  US$ 7 Bilhões. A Gucci esta avaliada em US$ 7,4 bilhões.
Segundo levantamento anual da BrandZ a H&M teve um aumento de 7%, valendo aproximadamente US$ 13,006 Milhões, a Zara subiu cerca de 15%, passando a valer US$ 10,335 Milhões.

Se você achar que eu estou inventando esses números, só para te provar por A + B que moda é um ramo rendável, dá uma pesquisa no google sobre esses dados, sobre faturamentos anuais das grandes marcas de moda, ou a lista de marcas mais caras do mundo, de estilistas do mundo, e você verá que não estou mentindo.


"A roupa mais bonita que um mulher pode vestir, são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiverem essa felicidade, eu estou aqui." Yves Henri Donat Mathieu-Saint-Laurent.


Moda sim, é uma área que se for bem trabalhada se torna uma grande marca, nenhuma grande marca começou grande, mas começaram, tiveram momentos de crise, mas chegaram aonde estão hoje porque trabalharam.  Se você está com dúvida sobre qual faculdade escolher, e se uma das opções for moda, eu te aconselho a escolher moda, foi a melhor escolha que já fiz.Uma vez, fui em um Workshop da Glória Coelho, e a primeira coisa que ela falou quando entrou na sala foi: "Se você não tiver pronto para acordar e dormir, passar 24h por dia, pensando, vendo, ou até vivendo moda, pode sair da sala, porque a moda vai fazer isso com vocês, vocês irão passar 24h por dia vivendo pela moda, trabalhando, tudo ao seu redor será moda, e se você não tiver pronto para isso, pode sair da sala". Isso que ela me falou me marcou muito, e eu fiquei uns 10 minutos pensando se eu sairia da sala ou não, e eu não sai, e não me arrependi de não ter saído, e eu amo passar 24h por dia pensando em moda. 




Gabriel Chanel disse uma vez: "Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco, mesmo por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino"


Por isso meninas e meninos, se vocês ainda estão em dúvidas se moda da dinheiro, como todos perguntam, digam que sim, porque está provado que se for bem organizado, dá muito dinheiro. Mas lembre-se que o mais importante que dinheiro, é seguir a carreira que se ama, como diria Confúcio: "Trabalhe no que se gosta,e não terá que trabalhar um dia sequer na vida".

Bom fim de semana à todos.

Dados retirados dos Livros:
The Black Book Fashion: Como ganhar dinheiro com Moda
Modelagem: Tecnologia em produção de vestuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário